sábado, 6 de março de 2010

Sobre radiação


A radiação é a propagação de energia sob várias formas, sendo dividida geralmente em dois grupos: radiação corpuscular e radiação eletromagnética.


Os raios X são ondas eletromagnéticas, como os raios gama, diferindo apenas quanto a origem, pois os raios gama se originam dentro do núcleo atômico, enquanto que os raios X tem origem fora do núcleo, na desexcitação dos elétrons.


Logo após a descoberta dos raios X por Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895, os cientistas perceberam que esses raios poderiam ter grandes aplicações práticas. Nos 15 anos que se seguiram, os médicos trabalharam com os físicos nos exames de corpos humanos, onde as primeiras aplicações foram em fraturas de ossos.


http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2008/02/raio-x_450.jpg


Por volta de 1920, iniciaram estudos relativos à aplicação de raios X na inspeção de materiais. Hoje em dia, são usados na indústria em ensaios não destrutivos, na medicina, e em pesquisas científicas.


Dentre os campos mais importantes de aplicação da radiação, estão a Biologia e a Medicina. Na Biologia, é usada em pesquisas de genética, fisiologia, botânica, dentre outros. Na medicina as aplicações são feitas num campo denominado radiologia, que compreende radioterapia, radiologia diagnóstica e medicina nuclear.


OKUNO,Emico;CALDAS,Iberê Luiz;CHOW,Cecil. Física para ciências Biológicas e Biomédicas. São Paulo:Harper & Row,1982.


Nenhum comentário:

Postar um comentário